Atividade 01 - Alterar a Cor. Alterar o significado.

Como proposto pela docente, o discente deveria alterar a cor de uma fotografia para alterar seu valor semântico.
Neste caso, alterei a cor de uma fotografia minha para o cinzento, popularmente conhecido como preto e branco, trazendo assim um ar mais melancólico á cena. Quase como tirada de um filme antigo, a tonalidade dá um significado mais delicado e distante. As cores evocam memórias e sensações de quem as vizualiza, como explicado no site Lumography:

"Na Fotografia, as cores têm o poder de trabalhar com as emoções do observador. Consciente ou inconscientemente, a composição cromática influencia em como alguém define a imagem – positiva ou negativamente. Em preto e branco, como não existem cores além dos tons presentes na escala de cinza, essa teoria funciona com o preto, o branco e o cinza. Estudando separadamente cada um deles, identificamos as sensações e as associamos às nossas memórias."
"O preto é a cor do absolutismo, do poder; na Fotografia, funciona da mesma maneira que na Moda, concedendo elegância e superioridade. O branco transmite o oposto, tornando-se a personificação de pureza e delicadeza e ampliando os sentidos de espaço e percepção. Cinza, a cor mais presente em toda a imagem monocromática (ironicamente chamada de “preto e branco”), representa a estabilidade e o equilíbrio." 


A fotografia original em cores evoca sentimentos totalmente opostos, as cores chamativas relembram alegria e nada têm a ver com a melancolia do preto e branco.

Comentários