Proposta 02 - Composição Tipográfica - Etnia


Introdução
Este trabalho foi produzido no âmbito da disciplina de Design e Comunicação Visual lecionada pela professora Cristina Ferreira, inserido no curso de Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia da Universidade do Porto.
Teve como objetivo fazer o discente entender a letra como matéria visual de representação fónica e como grafismo autónomo da sua função textual; reconhecer a capacidade de materializar conceitos, “dar forma” como uma característica da atividade humana; além de entender a importância dos estudos de composição como forma de conhecimento específico necessário à produção de discursos visuais. O discente ao fim deste trabalho deve entender a tipografia enquanto linguagem capaz de transmitir significado e evocar emoções para além das palavras faladas que simboliza.

Especificações do trabalho 
O trabalho foi realizado no tamanho A3.
A composição visual teria que ter como base um texto de um artigo, notícia, texto narrativo/poesia ou uma citação, e o discente deveria desenvolver uma composição apenas recorrendo a elementos tipográficos. Nesta composição a letra deveria desempenhar um papel manifestamente estético e simbólico, associado ao seu valor semântico. O texto a utilizar não deveria ultrapassar as 500 palavras.
Neste trabalho foi utilizada como base a música “Etnia”, por se entender também como um texto poético, do grupo musical recifense Chico Science & Nação Zumbi.
O trabalho realizado é acompanhado de uma memória descritiva e justificativa, que contextualiza de modo detalhado as escolhas feitas pelo discente, ao nível da tipografia, concretização gráfica e visual da proposta.
O discente ainda realizou uma recolha fotográfica, considerando indispensável à concretização do projeto, realizando um trabalho de pesquisa sobre exemplos de tipografia presentes no quotidiano e relacionados com sua proposta. Além de um moodboard e fontes bibliográficas, apresentadas ao fim deste memorial descritivo.

Composição visual final

Outras opções de composições
 

2. Memória descritiva
O presente trabalho teve como base a música “Etnia”, do grupo musical brasileiro Chico Science & Nação Zumbi, originários da cidade do Recife, capital do estado de Pernambuco. Por ser entendida também como um texto poético, a música se encaixou na proposta deste trabalho, contendo 163 palavras. A música é parte do álbum “Afrociberdelia” de 1996 e canta sobre a etnia brasileira tão miscigenada e culturalmente diversificada.
A banda é uma das maiores representações do MangueBeat, um movimento e contracultura surgido no Brasil a partir de 1991 em Recife, que mistura ritmos regionais, como o maracatu, com rock, hip hop, funk americano e música eletrônica. O movimento tem como principais características nas letras, críticas ao abandono econômico-social do mangue, da desigualdade de Recife (sendo apenas um reflexo do descaso do Estado fora do eixo de São Paulo.).
Foi criada uma composição tipográfica que manifestasse um valor estético e simbólico, associado ao seu valor semântico. Ao serem expostos elementos visuais que caracterizassem a mensagem transmitida pela música, e contextualizassem o leitor/visualizador, no âmbito da cultura brasileira, nordestina principalmente. Expondo assim um cenário cultural riquíssimo e cheio de referências, dando a conhecer sobre tal, por meio da composição final. 
A composição visual foi criada fazendo uso do software Adobe Illustrator, no tamanho A3 e todos os elementos utilizados são de criação própria da discente deste trabalho.
A seguir, serão explicados e justificados os usos de cada um dos elementos presentes na composição tipográfica final deste trabalho.

Etnia

Chico Science & Nação Zumbi

 


Somos todos juntos uma miscigenação
E não podemos fugir da nossa Etnia
Todos juntos uma miscigenação
E não podemos fugir da nossa Etnia

Índios, brancos, negros e mestiços
Nada de errado em seus princípios
O seu e o meu são iguais
Corre nas veias sem parar

Costumes, é folclore, é tradição
Capoeira que rasga o chão
Samba que sai da favela acabada
É hip hop na minha embolada

É povo na arte
é arte no povo
E não o povo na arte
De quem faz arte com o povo
Por de trás de algo que se esconde
há sempre uma grande mina de conhecimentos
e sentimentos

Não há mistérios em descobrir
O que você tem e o que você gosta
Não há mistérios em descobrir
O que você é e o que você faz
E o que você faz

Maracatu psicodélico
Capoeira da pesada
Bumba meu rádio
Berimbau elétrico

Frevo, samba e cores
Cores unidas e alegria
Nada de errado em nossa "Etnia".

Justificativa dos elementos utilizados na composição tipográfica
Foi criada neste trabalho, na parte de cima, a imagem do cangaceiro Lampião, personagem histórico e característico da cultura do nordeste brasileiro. Totalmente criado pela discente por meio do software Adobe Illustrator, fazendo uso somente das letras que compõem as fontes “Xilosa” e “Eldes Cordel”.
Há todo um contexto cultural e tradicional acerca da escolha destas fontes tipográficas. São fontes sem serifa, criadas manualmente e por isso são características da cultura brasileira e não se encaixam em nenhuma família tipográfica.
Ambas as fontes são características da literatura de cordel brasileira, que se trata de um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos com uso de xilogravura, que é a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre o papel ou outro suporte adequado. É um processo muito parecido com um carimbo.
Este trabalho teve como inspiração o trabalho de xilogravura em cordéis do artista brasileiro J. Borges, também originário de Pernambuco. Por isso, por ter a banda Chico Science e Nação Zumbi e o próprio Lampião também originários do mesmo estado, a bandeira de Pernambuco foi criada na parte inferior da composição, utilizando trechos da música “Etnia” para dar forma aos seus elementos tradicionais com tipografia. Usando também as fontes “Xilosa” e “Eldes Cordel”.
O uso de cores ser preto e branco na maioria da composição se refere aos cordéis, que ao serem criados com a técnica da xilogravura, possuem caracteristicamente estas cores, sendo uma composição “em negativo” praticamente.
As outras cores são utilizadas por serem próprias da bandeira de Pernambuco e o chapéu marrom com estrelas amarelas ser o tradicional chapéu de cangaceiro, símbolo da cultura nordestina.
  

Elementos tipográficos
 ·         Lampião
·         Fontes “Xilosa” e “Eldes Cordel”
                

·         Bandeira de Pernambuco

3. Pesquisa, recolha fotográfica e moodboard
A discente fez uma recolha fotográfica com fotos de sua autoria, sobre exemplos de tipografia presentes no cotidiano e relacionados com sua proposta.












A discente realizou ainda uma pesquisa e fez um moodboard na plataforma Pinterest para reunir imagens como inspiração para seu projeto final. Aqui seguem os printscreens do moodboard:



Fontes bibliográficas para a pesquisa:













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